Ser mãe também é uma opção #ElaDecide

Ter filhos é uma decisão importante a ser tomada. Alguns aspectos contribuem para quem deseja adiar a gravidez para momentos posteriores:

• Os anticoncepcionais, que permitiram a mulher maior liberdade em relação ao próprio corpo, também contribuíram para ampliar a presença da mulher no mercado de trabalho remunerado e para que ela pudesse conciliar a vida reprodutiva e a trajetória profissional.

  • • Algumas jovens e adolescentes resolveram (e tiveram condições de) investir na carreira para se posicionar profissionalmente.

• Parte das mulheres passou a priorizar a vida profissional para se sentir financeiramente estáveis antes de assumir o compromisso de ter um filho ou filha.

Ser mãe aos 20, aos 30 e aos 40, ou não ser mãe: você decide.

Quando falamos de futuro, o que vale para uma mulher não é regra e nem vale necessariamente para todas as outras mulheres.  É você quem decide sobre ter filhos em qualquer fase da vida. Portanto, mesmo que a sua vida sexual tenha iniciado agora, vale conversar com o seu ou sua ginecologista acerca de sexo, da saúde sexual e reprodutiva, sobre como prevenir infecções sexualmente transmissíveis, sobre dúvidas que você possa ter sobre gravidez e maternidade.

Se você não quer ser mãe, não há nada errado com você

Muitas mulheres não se sentem identificadas com a maternidade. E  isso não é um entrave ao seu desenvolvimento ou à sua feminilidade – você não é ‘menos mulher’ caso decida ir por esse caminho. Saber se você quer ou não estar em algum relacionamento e em que momento da vida isso pode acontecer, se quer ser mãe aos 20, 30, 40 (ou não ser mãe), ou desejar adotar um filho por exemplo: tudo isso cabe a você.

Tenha em mente que um filho e uma família são assuntos que envolvem grande responsabilidade, E você pode escolher se deseja, ou não, que isso faça parte da sua vida.

Afinal, ser mãe também é uma escolha. Exerça o direito de pensar sobre a sua vida sexual e sobre maternidade (se for o caso), e faça o mesmo convite para as suas amigas: o seu presente e o seu futuro agradecem!

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *