Como falar com ele ou ela sobre sexo seguro?

Quando você pensa sobre o respeito ao seu corpo, deve pensar também nos desafios que pode enfrentar quando vai se relacionar sexualmente com alguém. E convencê-lo(a) a fazer sexo seguro pode ser um desses desafios.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são simples de prevenir – o uso de preservativo evita a gravidez não planejada e as ISTs. Mas ainda parece difícil conversar sobre isso com seu parceiro ou parceira, né? E, mais ainda: às vezes é difícil convencer a usar o preservativo. Só que você pode fazer isso de várias formas, sabia?

Como escolher o método contraceptivo?

Primeiramente, vamos conhecer formas de prevenção. Quando se fala de popularidade e de formas mais baratas de prevenção, chegamos aos métodos mais conhecidos, como os preservativos masculino e feminino. No entanto, existem no mercado e nas unidades de saúde uma variedade de outros métodos, que você pode conhecer em visita a um ou uma ginecologista, em clínicas particulares ou na rede pública de saúde (SUS). É fundamental ter ajuda de um ou uma profissional de saúde para decidir qual deles é o mais adequado para o seu corpo. Leia mais mais sobre mitos e verdades dos métodos contraceptivos.

Preservativo Masculino: de vários formatos, tamanhos, materiais, é o mais popular. Vem com um pequeno reservatório na ponta – para receber o esperma – e evita o contato entre o pênis e a vagina. Usá-lo é fácil: 1) Verifique a validade do preservativo. 2) Retire o ar da ponta do preservativo. 3) Com o pênis ereto, deve-se desenrolar o preservativo até a base do membro. Lembre-se que o preservativo deve ser usado uma vez apenas e, depois, descartado.

Preservativo Feminino: A camisinha feminina é fabricada em borracha nitrílica, material antialérgico, inodoro e atóxico. É composta de uma bolsa de 17 cm de comprimento, com um anel flexível em cada extremidade. O anel interno, de 5 cm de diâmetro, é feito em poliuretano, usado para auxiliar na colocação da camisinha dentro da vagina e mantê-la no lugar. O anel externo, de 7 cm de diâmetro, permanece fora da vagina durante a relação sexual e oferece proteção adicional ao cobrir os lábios vaginais. A camisinha feminina vem pré-lubrificada com lubrificante à base de silicone para facilitar a colocação e aumentar a sensação de conforto. É uma excelente opção para mulheres e homens que têm alergia ao látex, e não causa efeitos colaterais. Além de prevenir a gravidez e proteger de doenças sexualmente transmissíveis.

O preservativo feminino evita infecções sexualmente transmissíveis, já que faz uma barreira e impossibilita o contato e trocas em relações anal-genital, genital-genital e oral-genital. Em alguns casos de HPV, a possibilidade de transmissão é muito maior caso as lesões (verrugas, por exemplo) estejam visíveis.

Para colocá-lo, primeiro verifique a data de validade. Aperte o anel menor e introduza-o profundamente dentro da vagina, assegurando-se que o preservativo não ficou torcido. O anel maior deve ficar do lado de fora, para proteção dos grandes lábios. Para retirá-lo, deve-se rodar com cuidado para que ele fique torcido e assim não se derrame o esperma.

Converse com seu parceiro ou parceira

A conversa sobre usar a camisinha pode começar muito antes do momento sexual. Ainda quando vocês estiverem se conhecendo, devem surgir oportunidades de falar sobre sexo.

É muito importante que você tenha um alinhamento com quem você vai se relacionar. Isso faz com que vocês se entendam e possam entrar nessa conversa mais facilmente. Além de trazer conforto, esse papo tranquilo permite que você tenha mais facilidade de lidar com seu corpo, falar de suas preferências e constrói intimidade e confiança entre o casal.

Então, vocês já têm um nível de intimidade que você considera aceitável, certo? Agora, é importante que você esteja segura para ir adiante. E se, mesmo estando assim, ele ou ela não tiver tocado no assunto do método contraceptivo, talvez seja hora de você começar a falar.

Como pedir ao parceiro ou parceira para usar o preservativo?

Antes de tudo, tenha sempre um preservativo em mãos. Você nunca sabe até onde aquele encontro que você tanto esperava vai chegar, né? A missão agora é ficar confortável para aproveitar o momento e, claro, isso envolve propor sexo seguro sem quebrar o clima. Essas dicas aqui são bem legais:

Converse mais, converse sempre: você tem o preservativo e ele(a) se nega a usar? Então, converse sobre como essa é uma proteção para os dois, mostre que se preocupa com ele(a), e quando está propondo sexo seguro. Afinal, cuidar da saúde do corpo é um ato de amor.

Brinque: comece perguntando qual preservativo vocês irão usar. No momento de colocá-lo, faça coisas que ele(a) gosta, esquente a brincadeira até que o preservativo esteja no lugar. Depois, é só aproveitar!

Se ele (a) falar que não gosta: bom, aí você pode partir para a seguinte reflexão: – “será que é melhor sexo seguro com camisinha ou sexo nenhum?”. E se posicione a favor da saúde do seu corpo.

Se ele(a) insistir: se alguém insistir pra você fazer algo que você já disse que não vai fazer, caia fora! Essa pessoa não está respeitando seu corpo, sua vontade e seu espaço.

Saiba mais sobre saúde feminina

Agora que você já sabe como usar o preservativo certo, como convencer seu (sua) parceiro(a) a usá-lo para que vocês façam sexo seguro, e com muito prazer, compartilhe com as amigas e outras mulheres que você conhece.

Vá atrás de informações sobre saúde feminina, aprofunde seu conhecimento sobre as necessidades do seu corpo, observe-se, vá sempre a um ou uma ginecologista, e procure profissionais de saúde que possam ajudar você sobre os métodos contraceptivos.

Lembre-se: você não está sozinha e também pode ajudar outras mulheres que têm dificuldades nesse tema. Compartilhe!

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *