Campanha Ela Decide incentiva a mulher a conhecer o corpo e seus direitos sexuais e reprodutivos

Lançada em abril, a campanha Ela Decide aproxima jovens mulheres de informação de qualidade sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva, para que elas entendam sobre si mesmas, o próprio corpo, e como lidar com os desafios da vida sexual.

No Brasil, de cada cinco bebês, um nasce de uma mãe com até 19 anos de idade. E, de acordo com a pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, cerca de 30% das gestações não são desejadas.

Neste cenário, é necessário engajar jovens e mulheres, desde o início da vida sexual, a conhecerem a si mesmas e a viverem  sua sexualidade com acesso a informação sobre métodos contraceptivos e planejamento da vida reprodutiva.

Aparelho Reprodutor Feminino: Você conhece o seu?

Mulheres com direitos sexuais e reprodutivos garantidos

Informação real e espaço para o diálogo: a Campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro usa diversos meios de comunicação e ferramentas para chegar até mulheres que precisam saber que não estão sozinhas e que têm direitos sexuais e reprodutivos que devem ser garantidos.

A campanha é uma iniciativa da Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, liderada por empresas privadas e instituições filantrópicas, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e a Embaixada dos Países Baixos.

Em maio, a campanha guiou o Programa Panorama, da TV Cultura, que teve como tema “O protagonismo da mulher em relação ao seu corpo”. O programa contou com a participação da ginecologista Rossana Pulcineli, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, Anna Cunha, oficial de programa na UNFPA no Brasil, e a youtuber Jout Jout.

As convidadas falaram sobre dados de pesquisas e como as mulheres jovens precisam ampliar sua visão sobre seus corpos, reconhecendo seus direitos e como isso impacta não só na vida pessoal de cada uma, mas no futuro da juventude do Brasil. Assista o vídeo completo abaixo:

Nas redes sociais, é possível ver mesmo como a iniciativa tem incentivado mulheres, que trocam histórias, dúvidas e experiências. A Ela Decide Seu Presente Seu Futuro está aqui:

Facebook

Twitter

Instagram

Youtube

Quem está na campanha e acredita na ideia

Para conversar de igual pra igual com jovens e mulheres que buscam conhecer seu corpo e acreditam no empoderamento feminino, quatro mulheres fortes fazem parte da Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro. Para saber o que elas falam, basta clicar na imagem:

Jout Jout: youtuber

Bella Pierro: atriz

Gabi Oliveira: youtuber

Juliana Alves: atriz

Além de todo esse apoio, é muito importante que você também se engaje. Você não está sozinha. Explore nossos canais, esteja perto para conhecer e se apropriar de seus direitos e saiba que o seu corpo tem uma história que é só sua. #Eladecide

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *