A iniciativa Ela Decide Seu Presente Seu Futuro foi criada pela Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, liderada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e pelo setor privado, com o apoio de outros setores.

Originalmente inspirada no movimento global She Decides, liderado pelos Países Baixos, a governança da iniciativa brasileira também conta com um grupo assessor formado por especialistas e representantes da sociedade civil.

A iniciativa parte do pressuposto de que:

  • As decisões das mulheres e adolescentes sobre os seus corpos, incluindo sua sexualidade e reprodução, são fundamentais na definição do seu presente e do seu futuro.
  • É imprescindível assegurar acesso a informações, direitos, serviços, insumos incluindo métodos contraceptivos e condições sociais para que elas tomem essas decisões de forma autônoma, livre e informada.
  • Todos os setores da sociedade, inclusive o setor privado, podem e devem contribuir para a promoção do empoderamento, da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e jovens.
  • A saúde sexual e reprodutiva é fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular os ODS 3, sobre saúde, e 5, sobre igualdade de gênero.